Este projecto tem como propósito estabelecer uma rede de académicos do Sul Global e Norte Global que trabalham em torno de políticas e práticas de bi-/multilinguismo, educação bi-/multilingue e cidadania alternativas à importação de modelos ocidentais.
O projecto assenta em pesquisa em torno da forma como intervenientes locais inserem as suas concepções de língua nos quadros sociopolíticos e económicos locais, como negoceiam diferentes percepções sobre língua(s) específica(s) e o que significa para eles ensinar e aprender nestas línguas. A pesquisa pressupõe colaboração não só entre pesquisadores, mas também entre estes e os diferentes intervenientes situados a diferentes níveis de planificação e implementação da educação bi-/multilingue.
O projecto adopta, principalmente, as abordagens metodológicas da Etnografia Linguística e da Sociolinguística Interacional e usa a noção de Cidadania Linguística como a sua principal lente teórica para analisar as intersecções entre a planificação/implementação da educação bi-/multilingue e a ordem social, política e económica.
Numa primeira fase do projecto, procurou-se recolher dados de observação de aulas, entrevistas a diferentes actores e narrativas locais, os quais foram usados para interrogar até que ponte havia colaboração e negociação entre comunidades locais, professores, técnicos de educação, linguistas, produtores de materiais, formadores de professores e representantes de Organizações Não-Governamentais na planificação e implementação da educação bilingue na Província de Maputo. Constatado o fraco envolvimento das comunidades locais na planificação e implementação da educação bilingue, nesta segunda fase procura-se desenvolver e teorizar sobre um programa de envolvimento comunitário na provisão de educação bilingue baseada em línguas locais. Para a concretização deste objectivo, procura-se mobilizar diferentes actores (pais e encarregados de educação, professores, gestores de escolas) para adoptarem práticas consistentes com a noção de Cidadania Linguística. À luz desta noção, procura-se (a) explorar princípios e práticas orientadas para actividades de ensino e aprendizagem centradas no aluno e nos saberes comunitários, (b) destacar a importância de se conferir voz e espaço de participação a diferentes actores, incluindo actores comunitários, em contextos educacionais como forma de projectar a importância e o valor da democracia e agência para outros sectores da sociedade, e (c) propor mecanismos que permitam usar os resultados a obter em (a) e (b) para influenciar a definição de políticas de educação bi-/multilingue apropriadas e localmente relevantes.
Com este projecto, espera-se: (a) estabelecer uma rede de académicos do Sul e Norte Global que trabalhem em torno de políticas e práticas educação bi-/multilingue alternativas à importação de modelos ocidentais, (b) propor formas alternativas de desenvolvimento de programas de educação bi-/multilingue que assentem na promoção da participação e acção activa dos cidadãos em torno de questões linguísticas, (c) teorizar sobre novas perspectivas de concepção do bi-/multilinguismo e educação bi-/multilingue assentes no pensamento do Sul Global, contribuindo assim para a proposta de orientações alternativas nos estudos críticos sobre bi-/multilinguismo e para o enriquecimento dos estudos sociolinguísticos, linguística aplicada e estudos culturais, (d) teorizar sobre a visão de bi-/multilinguismo como componente estratégica para a reversão participativa da vulnerabilidade, e (e) formar jovens investigadores em matérias de bi-/multilinguismo, educação bi-/multilingue e cidadania.